quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Culto no Lar

O culto no lar é uma reunião realizada para troca de idéias sobre os ensinamentos cristãos.

Não é nenhuma invenção do Espiritismo, mas uma prática ensinada pelo Mestre Jesus, que se reunia com os apostólos e seguidores na casa de Pedro em Cafarnaum e noutras aldeias em torno dos sagrados escritos.

Trata-se de um encontro fraternal do qual participam espíritos superiores em prol do progresso moral da família. Outros espíritos aproveitam a oportunidade para se esclarecer, também como nós.
E uma prática cristã de alcance na limpeza e higiene espiritual do lar.

Por que fazer o culto no lar?

Da mesma maneira que desentendimentos e desavenças favoreçam o assalto das sombras, o estudo cristão no lar abre as portas de nossa casa aos benefícios espirituais.
Atrai os bons espíritos e esclarece/afasta os espíritos inferiores.

Ajuda-nos, o culto, na superação das dificuldades de convívio, acendendo-nos a luz da compreensão e da paciência.

É com essa preciosa ferramenta que formamos as defesas magnéticas de nossa casa, impregnando o ambiente espiritual das energias positivas, que desestimulam toda ação maléfica. E esse resultado acaba por se estender em auxilio aos vizinhos e a quantos se sintam também estimulados para tal.

Como fazer o culto?

A fim de facilitar a assistência espiritual e consolidar o hábito da reunião, escolham um dia e uma hora da semana em que seja possível a presença de todos os membros da família ou de sua maior parte. Visitantes e hospedes também podem estar presentes. Assiduidade e pontualidade são fundamentais, vale dizer. Iniciem a reunião com uma prece simples e espontânea num loca da casa menos exposto a perturbações exteriores.

Em seguida façam a leitura de uma mensagem cristã ou trecho de qualquer livro edificante aberto ao acaso. Na presença de crianças, é recomendado a escolha de livros apropriados - à venda em livrarias espíritas - e/ou a elucidação da leitura pronunciada.
Podem, e devem, ser feitos comentários breves, correlatos à aplicação dos ensinamentos na vida diária.

Evitem porem, discussões críticas e julgamentos de um outro membro do grupo - ou de fora do grupo – contraposto à mensagem.
Pode-se colocar água a ser fluidificada pelos espíritos presentes, no transcorrer da reunião. Música suave também contribui para melhor ambientação, auxiliando nas vibrações e preces. Vinte ou trinta minutos de duração são mais do que suficiente, neles inclusa a prece de encerramento. Na oração final, agradeçam ao amparo recebido e reafirmem o próximo encontro.

Fonte: Tenda Espírita Senhora das Águas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.