segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O que é um Mantra

                 O Som da Divindade



O som é o mais eficaz e poderoso agente mágico e a primeira das chaves para abrir a porta de comunicação entre mortais e imortais. Cada letra tem seu significado oculto, a sua razão de ser. Como regra geral, todos os rituais religiosos são cantados; não há seita, por menos espiritualizada que seja, que não tenha os seus hinos ou cânticos.

Os sons que elevam o espírito são os mantras, os sons místicos ou sagrados. A origem dos mantras está num dos textos sagrados da Índia (os Vedas). Por essa razão, muitos traduzem a palavra mantra do sânscrito, como significado "hino" ou "discurso cantado".

Outros autores a consideram praticamente equivalente à nossa palavra "magia" ou "encantamento" uma vez que, sob o ponto de vista esotérico, os mantras são invocações mágicas, mais usadas em encantamentos, do que em orações religiosas.

Os mantras são sons sagrados e dotados de grande força energética, que nos ajudam a entrar em estado de meditação e a realizar os nossos objetivos. Eles estão em idioma sânscrito, a língua sagrada dos Hindus. Todos os mantras que dependem do poder do som, são valiosos apenas na língua em que foram dispostos; se traduzirmos um deles em outra língua, teremos outro mantra, por ter um grupo diferente de sons.

A Pronuncia:


Quanto mais pronunciamos determinada palavra e pensamos nela, tanto mais energética, coesa e nítida é a sua representação idiomática e vibração.

A eficácia do mantra será melhor quanto melhor for pronunciado. Para recitá-los corretamente, pronuncie o SH, como o CH da palavra CHÁ. O R como na palavra CARA, O J como o DJ do nome DJANIRA, O TZ como o ZZ de PIZZA e o H como RR da palavra CARRO.

Os mantras permitem atingir um estado de super-consciência e viver bem as nossas vidas, desfrutando de saúde, tranqüilidade e equilíbrio. Eles são algumas vezes muito curtos, um breve verso com algumas sílabas e com sentido bem claro. Mas eles também podem ser uma extensa combinação de sílabas.

Mantra Sagrado: OM
É um "som-semente" formado de uma única sílaba e que terminam quase sempre por uma nasal, como o m ou n. Este é o mantra mais conhecido. É o som primordial, a sílaba sagrada.
Esse mantra abrange tudo, é a origem e o fim. Sua vocalização é longa e vibra no tórax, com a respiração: AUUUUUMMMMMMM

Quando for entoá-los, acenda um incenso de sua preferência e sente-se com a coluna ereta, mantendo as pernas separadas, com as mãos pousadas sobre as pernas, palmas para baixo, e os olhos cerrados suavemente. Inspire profundamente pelo nariz e, ao expirar, entoe o MANTRA ESCOLHIDO.

Para que funcionem bem, convém praticá-los com regularidade, diariamente, ou pelo menos em dias alternados. Segundo os hindus, um mantra deve ser repetido 8 ou 108 vezes. Mas, você vai julgar quantas vezes será conveniente recitá-las .

Se você achar difícil pronunciar as palavras em sânscrito, pode usar palavras positivas em português, retiradas ou não da Bíblia, que também funcionarão como mantras.
Exemplos:

O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ.

HEI DE VENCER!

SOU UMA PESSOA ABENÇOADA!

EU TENHO A SOLUÇÃO DIVINA PARA MEUS PROBLEMAS!

EU SOU A RESSURREIÇÃO DA VIDA!

E muitos outros.

Palavras como Amor, Paz, Perdão, Esperança, Bondade, embora sejam vocábulos comuns, já possuem sentido para servirem como verdadeiros mantras, desde que sejam pronunciadas dentro do ritmo sonoro e da disciplina que lhe é própria. São de vibração sublime e acumulam forças criadoras, pela expressão moral da idéia superior, que as mesmas traduzem.

As palavras "Buda" e "Krisna" são poderosos mantras de evocação esotérica. O vocábulo "Cristo" representa a mais alta expressão dos mantras, para o homem ocidental despertar no seu espírito as virtudes: do Amor, da Renúncia, da Bondade e da Pureza. Os cristãos ao morrerem nos circos romanos, entoavam o cântico "Ave Cristo"; muitos deles morriam completamente anestesiados, apenas sob o efeito sonoro vibratório dessas palavras.


Fonte http://www.lyndha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.